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sábado, 4 de agosto de 2012

Interior de igrejas (RMXP)


Mapeamento básico de interior de igrejas

Autor original: The Shadow
Tradutor: Tomah

Este tutorial é direcionado aos que acabaram de começar com o RPG Maker XP. Na minha opinião, o mapeamento possui um papel extremamente importante em um jogo, junto com uma boa história e gameplay. Para fazer bons mapas, você precisa ser o mais realista possível.

Aqui irei explicar como mapear o interior de uma igreja. 
Tileset:
Igreja 2

Tamanho: 23X19


Passo A: Alojamento das freiras

Em primeiro lugar, comece com as paredes. O tileset da igreja é interessante, já que tem um tipo diferente de parede.



Com isso, você pode mapear os quartos de forma que você não pode fazer com outros tipos de parede.

Veja o quão perto eu posso colocar os quartos um do outro.
Clique para Expandir.


Isso é porque eu posso colocar a parede no Layer 1. Agora vai ser mais fácil botar outras coisas. As janelas também podem estar no primeiro layer. 

Hora de colocar os tapetes e janelas.
Clique para Expandir.


Como você pode ver, eu sou capaz de ter somente uma janela. Se eu colocar em outro lugar no mapa, não vai parecer natural. Afinal, quem é idiota de enfiar uma janela no meio da sala? 

Use a parte mais clara do chão para parecer que o Sol está brilhando dentro. 


Agora é hora de colocar alguns móveis. Use-os no Layer 2.
Clique para Expandir.


E coloque pinturas, escrivaninhas e outras coisas no Layer 3.
Clique para Expandir.


Obs:

Se você tiver as beiradas de uma mesa no Layer 3, você pode colocar cadeiras debaixo delas.



Fora nesses casos, sempre use mesas no Layer 2. Com o terceiro layer, você pode então pôr coisas em cima delas.

Hora de colocar algumas freiras!
Clique para Expandir.


Sugestão: Se você não quer críticas por usar muitos personagens iguais, abra o gráfico da freira no Paint, GIMP, Photoshop... e faça um recolor dele. Não é muito realista que 10 pessoas pareçam clones Grin 

Passo B: Câmara

Tamanho do mapa: 21X15

Ok, comece com as paredes. Lembre-se: Layer 1.
Clique para Expandir.


Coloque as janelas e efeitos de luz. Novamente, Layer 1.



E o tapete.
Clique para Expandir.


Já que é uma câmara, coloque as cadeiras uma atrás da outra; assim vai parecer como uma igreja de verdade. Depois de ter feito isso, coloque um daqueles órgãos na frente. Mas, lembre-se: planeje o mapa para que os detalhes caibam (como você pode ver no meu mapa, eu não tenho nenhum lugar decente para pôr um órgão).
Clique para Expandir.


Hora de inserir o resto: pinturas, plantas, freiras, um padre no meio e alguns moradores orando.
Clique para Expandir.


E está pronto. Tenha certeza de fazer as coisas parecerem aleatórias. As pessoas precisam ser aleatórias! É muito estranho ver dois indivíduos idênticos perto do outro <_<

Espero que isso o ajude com o mapeamento.

~The Shadow

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