Pesquisar este blog

sábado, 4 de agosto de 2012

Tutorial de mapeamento VX: Paredes e teto


criado por Venom



Olá mapper,seja bem vindo ao meu tutorial sobre mapeamento de interiores.

Nesse primeiro tutorial, o tema será paredes e teto.Eu mostrarei os principais tipos de tiles e técnicas usadas para fazer a base de qualquer mapa de interior.

Antes de começar, queria dizer que não existe uma “técnica melhor de todas suprema e divina”, cada técnica tem suas qualidades (e defeitos), o que pode ser “feio” pra você, muitos podem achar “bonito”, e vice versa.
As partes do tutorial onde aparece “Certo” e “Errado”, são a minha opinião como mapper e player, sinta-se livre para aceita-la ou discordar dela.


Proporção é basicamente a relação entre a altura da parede e a altura do personagem (char).
Isso depende muito do estilo do mapper, e dos tipos de chars que ele usa, mas como regra geral, a  altura da parede deve ser sempre 1 tile maior que a altura do char.
Ex:
Spoiler  
   


Existem vários tipos de se fazer tetos,mas neste tutorial eu vou destacar três,que eu considero os mais usados atualmente.

•   Teto telhado

Teto feito com o mesmo tile de telhado do lado externo da casa

•   Teto opaco 

Teto feito com tiles geralmente usados para fazer muros

•   Teto escuro 
Spoiler  
Teto feito com tiles escuros

Eu prefiro os tetos escuros e os opacos.

Relação interior X exterior é como a parte exterior aparece no seu mapa de interior,ela pode ser de três tipos:nula,exterior simples e exterior detalhado.

-Nula

Nenhum aspecto do exterior do mapa é revelado.

-Exterior simples

Apenas paredes e janelas são reveladas

-Exterior detalhado

Alem de paredes e janelas,outros detalhes (como o tile de chão externo,plantas,objetos etc.) são revelados.

Como já disse no inicio do tutorial,cada mapper deve escolher o estilo que ele achar melhor.
O objetivo desde tutorial foi apresentar estilos,e a maneira correta de executá-los.
Espero que o tutorial tenha ajudado quem tinha duvidas nessa área.
Por favor, digam se gostaram ou não, e deixem sugestões para o meu próximo tutorial ^^

Um comentário:

  1. Gostei das dicas, foram muito boas! Queria saber mais a criação de facesets, algo mais personalizável. Tipo eu poder desenhar e exportar para o RPGMaker.

    ResponderExcluir